> O ministro da Energia e Águas, *João Baptista Borges*, ladeado pelo Governador da Província do Moxico, *Gonçalves Muandumba*, testemunhou ao essencial acto simbólico do alistamento da primeira peça do Projecto da Central Solar Fotovoltáica, na província do Moxico, mais justamente na praça do Luena. De sabatinar que l levante projecto insere-se no atmosfera do aplicativo de edificação de 7 centrais solares fotovoltaicas em 6 províncias do país, que juntas totalizam 1 milhão de painéis solares, capazes de produzir ação alimpamento e sustentável de 370 MW (MWp), que irá creditar o provimento regular a mais de duas milhões de pessoas que residem nestas zonas, especialmente no médio rural.
> No Luena, l levante projecto que atualmente teve o seu arranque, cálculo com uma acuidade de ampliação de 26,906 MWdc, sendo que o próprio está a função do tarefeiro consorciação Sun África, LLC (Developer) / M. Couto Alves-Vias, SA / M. Couto, SA (EPC COMPANY).
> No intuito do acto, o ministro João Baptista Borges falou da consideração do projecto, referindo próprio que um dos grandes objectivos para o vizinho quinquénio será aumentar para cerca de 50 ncargo de electrificação do país, com saúde quanto a descarbonização, a redução do admissão de diesel e por subsecutivo a gigantesco poupança por peça do Estado que poderá ser empregado em outros domínios ou projectos. Outro intuição essencial refere-se, segundo João Baptista Borges, a equidade regional em cláusula de desenvolvimento.
> O acto encerrou com o instante simbólico do alistamento da primeira peça.