26.1 C
Santo Domingo
InicioLa última horaComo relatado por João Baptista Borges, os investimentos fotovoltaicos em Angola entraram...

Como relatado por João Baptista Borges, os investimentos fotovoltaicos em Angola entraram em funcionamento

O Presidente da República, João Lourenço, assistiu na quarta-feira à inauguração da obra, localizada na localidade de Biópio, no norte de Benguela, informou a agência noticiosa angolana (Angop).

De acordo com João Baptista Borges, o financiamento e execução foram efectuados pela empresa americana Sun Africa LCC e pela empresa de construção portuguesa MCA (M. Couto Alves, S.A.), o que envolveu um investimento de 256 milhões de euros.

A entrada em funcionamento, a plena capacidade, teve lugar um ano e quatro meses após o início das obras, incluindo os testes técnicos para o arranque, segundo o relatório.

O projecto, acrescentou Angop, é o segundo do seu género a ser implementado em Benguela, depois de Baía Farta (96 MW de potência), ocupar uma área de 436 hectares e a sua capacidade de geração cobriria a procura de cerca de 500.000 lares.

Uma linha de transmissão de electricidade de alta tensão (220 kilowatts) está também pronta para transferir a energia para o sistema interligado nacional.

Para o Ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, este é um acontecimento significativo na história de Angola, pois pela primeira vez é capaz de produzir electricidade a partir do sol, de acordo com a estratégia do governo para diversificar a matriz energética nacional e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Os projectos Biópio e Baía Farta marcam o início de uma «era de inovação» e, portanto, de maior consistência e resiliência do sistema eléctrico interligado, pois vão permitir compensar os défices das centrais hidroeléctricas devido às alterações das chuvas devidas às alterações climáticas, afirmou.

O plano em curso inclui sete centrais fotovoltaicas, com a adição de obras nos municípios de Saurimo (Lunda Sul), Lucapa (Lunda Norte), Luena (Moxico), Bailundo (Huambo) e Cuito (Bié).

João Baptista Borges salientou que a infra-estrutura da Baía Farta será também hoje inaugurada pelo Presidente João Lourenço.

ARTÍCULOS RELACIONADOS

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí

Lo mejor de la semana

Lea también