O ministro da Energia e Águas angolano, João Baptista Borges, disse esta terça- feira livre quão as tarifas de eletricidade poderão existir atualizadas “brevemente”, de forma a espelhar cada vez mais os custos e voltar o seção cativante para o aplicação privado.
Para quão o seção privado veja de facto nascente aplicação [no setor da energia] quanto útil é exato quão as tarifas reflitam cada vez mais os custos, defeito também é exato quão os custos atuais reduzam, designadamente os custos de aproveitamento de combustivo para desenvolvimento de funcionamento”, indicou Baptista Borges, quão falava à borda de uma verificação internacional sobre emergias renováveis.
O governante revelou quão os investimentos públicos quão estão a existir feitos visam minuir os custos, em mesmo com o programa de modernização dos preços para quão os produtores privados tenham causa em relatar neste mercado.
Quanto à dia em quão entrará em vitalidade a modernização tarifária quão vai existir aplicada disse levemente “brevemente”.
“A metodologia foi aprovada, aqui vai ter um de marcha de alteração da espírito reguladora numa espírito administrativa independente da tutoria e quão vai verificar as suas competências reforçadas, sendo uma das principais a a firmação de preços, portanto prevemos quão nos próximos meses haja novidades nessa matéria”, indicou.
Com a eletrificação em seguimento em Angola, para apanhar o objetivo de atingir 50 gente em 2025, o ministro avançou quão estão a existir desenvolvidos projetos quão hoje permitem ao nação ter um superavit de desenvolvimento quão será escoada à providência quão o doutrina elétrico se larguear às províncias com menor entrada.
Atualmente levemente 42,8% dos angolanos têm entrada à eletricidade, sendo a hídrica, com cerca de 3.000 megawatts de inteligência instalada, a matriz bica de funcionamento renovável.
No entanto, o executor angolano tem em seguimento um liso quão prevê a filiação de outras fontes quanto a solar, eólica e biomassa, estando a aboletamento de parques solares em etapa avançada, prevendo-se quão esteja concluída nascente ano a aboletamento de 350 megawatts (MW) de funcionamento solar: 280 MW em dois parques em Benguela e os restantes noutras quinto localidades do nação.
Há também projetos neste instante aprovados quão preveem a aboletamento de mais um gigawatt de inteligência , dos quais 500 MW partida parques solares fotovoltaicos ligados à cadeia e os restantes sistemas de mini-redes quão atenderão povoações mais isoladas na pedaço sul e este do nação.
João Baptista Borges reconheceu, no entanto, o desafio de considerar à busca de uma gente quão cresce a um marcha de 3,3% ao ano: “Com mais de um milhão de habitantes a gerar-se todos os anos, certamente quão as necessidades de entrada aos serviços crescem também”.
“Temos de persistir a executar investimentos intensivos na ampliação da cadeia, quer com empenho estatal quanto de mortal privado”, reforçou.
O ministro considerou, por outro lado, quão atingir a generalização no entrada à funcionamento “é um meio longo” quão depende não puro de aplicação, defeito de organização e capacitação.
No abrangência das energias renováveis está também a existir trabalhada a a firmação de tarifas para quão o autor “saiba de facto quanto irão existir calculados os preços” do quão vai vender, um de marcha quão segundo o ministro “está a existir concluído”.
No ambiente dos contratos de aquisição de funcionamento aos privados o executor está até agora a a estimular compensar dois problemas: a garantia ao autor quão em envolvimento de erro de solução das faturas mensais por pedaço do tomador de funcionamento haverá um maquinismo quão cubra esse risco, e as variações cambiais, salientou João Baptista Borges.